A batimetria, por ser uma ciência, é baseada em estudos matemáticos e conceitos físicos. E a acústica pode ser considerado como o pilar central de tal ramo. Entender conceitos fundamentais da acústica facilita a compreensão dos "comos" e "por quês" de vários conceitos da batimetria. Contudo, fazer esse paralelo entre aquilo que a ciência rege e a aplicação na realidade, muitas das vezes, é difícil. Não só neste caso - batimetria x acústica - como em qualquer outro caso que envolva uma ciência exata e o mundo concreto.
A proposta (ou desafio?) desse post esta focalizada nesse aspecto: simplificar e correlacionar algumas importantes teorias da acústica com a realidade que a hidrografia exija. Provavelmente, ao ser dada continuidade a série, vocês leitores sentirão falta de um ou outro conceito. Assumo o compromisso de, sempre quando possível/necessário, atualizar esse texto quando for preciso.
23 de mai. de 2014
10 de mai. de 2014
BATIMETRIA II: EVOLUÇÃO
(Se o grande Martinho da Vila me permitir tomar de empréstimo um trecho de sua música para o inicio de texto seria realmente uma pessoa feliz:)
"...
Vejo a dona ciência
De braços dados com a evolução
Caminhando a passos largos
..."
"...
Vejo a dona ciência
De braços dados com a evolução
Caminhando a passos largos
..."
"Efeito da Evolução"- Verso e Reverso(1982)-Martinho da Vila
Assinar:
Postagens (Atom)