11 de dez. de 2013

SOFTWARES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

O mercado náutico é um dos que possui maior quantidade de capital, e investimentos na área invariavelmente prometem um bom retorno.
Porém, é uma pena que apesar do grande potencial para fabricação de software que o Brasil possui, implementações na área náutica ainda estejam engatinhando, até mesmo pelo fato de esbarrarem nas portas da legislação que ainda não permite que tais ferramentas de software operam sozinhas, independentes de consultas às cartas em papel.
Contudo, não se pode
deixar de destacar também a produção de software para o mercado externo e nem tão pouco o fato de que as pesquisas para a implementação desse tipo de ferramenta aqui no Brasil, são tão numerosas, dependendo de sua precisão, que há possibilidades de que só estejam prontas ao final da aprovação das leis relativas aos mesmos.
Sendo assim é possível a implementação de um ferramenta voltada ao mercado náutico, que leve em conta, não somente a profundidade em que se navega, mas também as condições climáticas da área navegada.
Sobretudo agora com a atual mudança do clima mundial há uma necessidade ainda maior de que as publicações de auxílio à navegação sejam atualizadas constantemente, onde seria possível até mesmo a aplicação de diferentes modelos de auxílio à decisão.
Para que o sistema fique cada vez mais completo uma futura integração com sites de previsão do tempo, deve ser considerada, e a análise se tornaria muito mais precisa.

Marcelo Ribeiro Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário